Florencio Avalos foi o primeiro mineiro a ser resgatado da mina no Chile, depois de 69 dias em cativeiro, chegando à superfície cerca das 04:10, hora portuguesa. José Ojeda Vidal, de 45 anos, foi o sétimo a sair, o primeiro de um grupo de homens mais fragilizado. A cápsula Fénix II não pára, e está já a ser preparada para fazer renascer mais um mineiro: Claudio Yánes é o homem que se segue.
Florencio Ávalos, de 31 anos, foi o primeiro mineiro a ser resgatado do fundo da mina, pouco depois da meia-noite, hora do Chile, às 4.14 em Portugal Continental. É o segundo na hierarquia da mina a seguir ao chefe de turno. Foi recebido com aplausos e vivas à chegada, pelos familiares e equipa de resgate.
Ávalos, de 31 anos, tem dois filhos e exercia a função de capataz. À chegada à superfície, foi, depois de um abraço ao filho e à família, levado de imediato para a zona de triagem para efectuar exames médicos.
A bordo da cápsula "Fénix II", o mineiro demorou menos de 20 minutos a fazer a viagem de 622 metros até à superfície.
Florencio Avalos foi recebido também pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera e dezenas de jornalistas. Manteve-se sempre muito sereno, quase distante, revelando uma grande tranquilidade.
No momento deste primeiro resgate, a emoção e a euforia tomou conta das centenas de pessoas que esperaram ao longo de mais de dois meses para verem os seus familiares e amigos serem retirados da mina.
Um a um, são já sete cá fora
Mario Sepúlveda Espinace, o segundo mineiro trazido pela cápsula, chegou à superfície às 5.13, hora portuguesa, uma hora após a saída de Florêncio Ávalos.
Juan Illanes Palma foi o terceiro mineiro a sair do fundo da mina de San José, cerca de 45 minutos após o resgate de Espinace.
Seguiu-se o único imigrante do grupo de mineiros, o boliviano Carlos Mamani, que vai receber a visita do Presidente da Bolívia, Evo Morales, no hospital de Copiapó, adianta o jornal espanhol "El Mundo".
Jimmy Sánchez, de 19 anos, o mais novo no fundo da mina, foi o quinto mineiro a chegar à superfície, às 8.10 horas. Saiu tranquilo e sorridente. Foi recebido pelo pai e pelo ministro das minas do Chile, Laurence Golborne.
Pai de um bebé de três meses, Jimmy quer casar-se com a sua noiva Helen Ávalos, de 17 anos. "A 5 de agosto perdi um filho, mas hoje estou a receber um homem", afirmou o pai, Juan Sánchez.
Ao ser encaminhado para o hospital de campanha montado junto à boca do furo por onde estão a ser retirados os mineiros, Jimmy Sanchez ergueu os dois polegares, sinalizando que está tudo bem.
Osman Araya, 30 anos, casado, foi o sexto homem a chegar à superfície. Eram 09.35 horas. As imagens em directo mostraram um abraço longo e emocionado à mulher, Angélica Ancalipe, seguido de um beijo de saudade.
As operações continuam e espera-se que durem no máximo 48 horas. José Ojeda Vidal, de 45 anos, foi o sétimo homem a sair da mina. Foi ele quem disse às equipas de resgate que os 33 mineiros presos estavam todos vivos. É o primeiro de um grupo cujo estado de saúde inspira mais cuidados.
As operações de resgate continuam. Claudio Yánes, de 34 anos, é o homem que se segue. Tem duas filhas e, como outros, já disse que quer casar com a companheira quando sair do fundo da mina, na qual trabalhava há cerca de um ano.
Fonte: JN
Publicidade:
Sem comentários:
Enviar um comentário