Visitas Grátis

14/10/10

Luis Urzúa Iribarren - O capitão foi o último a abandonar a mina


Florencio Ávalos foi o primeiro mineiro a ser resgatado da mina no Chile, depois de 69 dias em cativeiro, chegando à superfície cerca das 04:10, hora portuguesa. Numa operação que estava prevista que demorasse 48 horas, Luis Urzúa Iribarren, o "Don Lucho", viu finalmente luz ao fundo do túnel, 22 horas depois do início das operações de resgate.
Luis Urzúa Iribarren assumiu-se como o líder do grupo e era o chefe de turno quando aconteceu o desmoronamento.
Foi ele que impôs e definiu a dieta composta por dois bocados de atum por pessoa a cada 48 horas durante os 17 dias que os 33 homens estiveram incógnitos dentro da mina San Jose, e que lhe permitiu sobreviverem.
É mineiro há 31 anos, mas estava na mina apenas há dois meses. Foi também ele que manteve o controlo da situação, quando as disputas pelos dispositivos de comunicação ameaçaram a paz dentro da mina.
Ariel Ticona Yáñez foi o 32º resgatado.
Ariel tem três filhos, dois rapazes e uma menina, que nasceu enquanto o pai estava retido na mina e a quem a mãe decidiu chamar Esperanza [Esperança].
Pedro Cortez, de 24 anos, foi o 31.º mineiro resgatado.
Pedro, separado e pai de uma menina, é electricista, mas tornou-se mineiro incentivado pelo amigo Carlos Bugueño, o 23.º mineiro resgatado.
Raúl Bustos, de 40 anos, foi o 30.º mineiro a ver a luz do dia.
Raúl é mecânico e tem dois filhos. Trabalhava no estaleiro de Talcahuano, mas, depois do terramoto de 27 de fevereiro, decidiu emigrar para o Norte do país e procurar trabalho na mina.
Juan Aguilar, de 49 anos, foi o 29.º mineiro resgatado.
Aguilar é mineiro há 19 anos e tem dois filhos.
Richard Villarroell, de 23 anos, foi o número 28 da lista e vai ser pai em breve.
Franklin Lobos, de 53 anos, foi o 27.º mineiro resgatado.
Franklin foi jogador de futebol profissional em equipas da primeira divisão, como o Cobresal. Tem duas filhas.
Cláudio Acuña, de 44 anos, foi o 26.º mineiro a sair pelo túnel de resgate.
Cláudio tem duas filhas e pediu a namorada em casamento enquanto estava retido na mina.
Renán Avalos, de 29 anos, foi o 25.º mineiro a ser resgatado.
Solteiro e sem filhos, Renán é irmão de Florencio Avalos, o primeiro mineiro a regressar à superfície, e o seu rosto foi o primeiro a ser visto quando surgiram imagens dos mineiros dentro da mina.
José Henríquez, 54 anos, tinha a intenção de deixar de trabalhar na mina.
Carlos Bugueño, de 27 anos, foi o 23.º mineiro a sair da mina.
Antes, Bugueño era segurança, mas a vontade de comprar uma casa e um carro levou-o a abraçar uma profissão de mineiro
Samuel Ávalos Acuña, de 43 anos, tem três filhos - um de 18 anos, outro de 9 e outro de 2 - de uma relação com mais de 20 anos, mas nunca casou.
Começou a trabalhar na mina por intermédio do seu cunhado, Renán Ávalos, 29 anos, que é o 25.º mineiro na lista da operação de resgate, mas o seu objetivo é trabalhar na área do comércio.
Yonni Barrios, eletricista e enfermeiro, foi quem deu injecções aos companheiros, bem como ficou responsável por fazer os registos dos sinais vitais de cada mineiro. Também foi o responsável por dar a cada homem o equipamento para o resgate.
Darío Segovia tem 48 anos e é mineiro desde os oito. Estava na exploração há três meses e foi o 20º homem a sair da mina .
O operador de máquinas perfuradoras tem 13 irmãos e seis filhos. O sonho de Dário Segovia é ter uma loja de frutas e legumes.
Durante o período em que ficaram presos, o mineiro afirmou que a mina "chorava" muito, por causa do desprendimento de pedras.
Pablo Rojas Villacorta, 45 anos, foi o 19.º mineiro a ser resgatado.
O operário da mina, casado e com um filho de 21 anos que está no 2.º ano do curso de medicina, trabalhava há cerca de seis meses na mina quando ocorreu o desmoronamento.
Esteban Rojas, 44 anos, foi o 18.º mineiro resgatado. Rojas, que tem três filhos, era o responsável pelo manuseamento de explosivos na mina.
Numa carta endereçada à sua companheira, Esteban Rojas prometeu casar-se pela Igreja "de uma vez por todas".
Omar Reygada Rojas, 56 anos, casado, dois filhos, foi o 17º mineiro a ser resgatado. Pisou terra às 13.40 (17.40 em Portugal continental). Muito sereno, com um sorriso discreto, trazia uma pequena bíblia na mão e ajoelhou-se a festejar pouco depois de abraçar um familiar que o esperava.
Antes de se deitar na maca para dar entrada no hospital de campanha, abraçou longamente o ministro das Minas do Chile, Laurence Golborne, que muitos mineiros tratam por "Chefão".
Leva quase 30 anos de mineiro, nove destes na mina de San José. Operador de maquinaria pesada, Omar Rojas já sobreviveu a dois acidentes. No primeiro, uma prancha caiu e matou o companheiro que o salvou. No segundo, o camião que conduzia ficou preso, oito horas, num desmoronamento, mas não sofreu qualquer ferimento.
Daniel Herrera, 27 anos, já abraçou a mãe. Eram 12.51 (16.51 em Portugal), quando chegou à superfície, após 69 dias soterrado. Solteiro, condutor de camiões, chegou bem disposto e, aparentemente, em boa forma física.
Daniel Herrera, o 16º homem a ser resgatado, é oriundo de Marchigue. A mãe acompanhou-o ao autocarro, de partida para Copiapo após uns dias de descanso, no dia 4 de Agosto. No dia 5 soube que o filho estava entre os desaparecidos e rumou ao campo Esperança, acampamento montado na mina de San José para as famílias dos mineiros.
Victor Segovia Rojas chegou à superfície às 16.10, hora portuguesa, precisamente 12 horas após o resgate de Florencio Ávalos, o primeiro a sair do fundo da mina de San José, eram 4.10 em Portugal (0.10 no Chile).
Em 12 horas, a "Fénix 2", guiada pelas equipas de resgate, tirou 15 homens da boca do inferno. Se continuar a este ritmo, em menos de 24 horas estarão cá fora todos os 33 mineiros.
Victor Segovia Rojas, 48 anos, divorciou-se da mulher quando soube que esta estava grávida de outro homem. Pai de cinco filhos, é conhecido pelo gosto pela música, por tocar vários instrumentos, e pela escrita. Manteve durante o cativeiro nas profundezas da terra um diário que quer passar a livro, agora que renasceu.
Victor Zamora, 33 anos, foi o 14º homem a ver a luz do dia, ao fim de 69 dias no fundo da mina de S. José. Às 11.31, hora do Chile (15.31 em Portugal), a "Fénix 2" deixou-o à superfície. Parece em boa forma física e muito tranquilo.
A mulher está grávida e o casal já decidiu que se a criança for uma menina que se chamará Paz Victoria. O reencontro do casal ficou marcado por um beijo, antes de um longo abraço, mais comum entre todos os resgatados.
Carlos Barrios foi o 13º homem a ser resgatado do fundo da mina. Saiu eram 10.57 (14.57 em Portugal). Tem 47 anos e tem um filho de cinco anos, da ex-mulher. Desconhece que poderá vir a ser pai pela segunda vez em breve.
Os psicólogos temiam pela reacção, por isso terão pedido à namorada, de 24 anos, que não divulgasse a gravidez. A mãe de Barrios diz que o filho não é o pai da criança que a namorada diz carregar no ventre.
A mulher filmou os últimos instantes da ascensão de Edison Pena à superfície terrestre. Às 14.13 horas (9.13 no Chile), este homem, de 34 anos, foi o 12º mineiro a sair do fundo a mina de San José, no Chile.
Depois de guardar em vídeo a saída do marido da boca do Inferno, como os mineiros se referiram ao fundo da mina onde estiveram 69 dias, a mulher abraçou demoradamente Edison Pena, que pareceu saudável e bem disposto.
Jorge Galleguillos, 56 anos, pai de dois filhos, quase 40 anos de profissão como mineiro, foi o 11º a emergir. Em 2009, sobreviveu a dois acidentes, que lhe valeram quatro meses de baixa. Num, partiu uma costela, no outro, uma pedra levou-lhe um pedaço de pele das costas.
Apaixonado pela profissão, Jorge Galleguillos foi recebido á superfície pelo presidente do Chile, Sebastian Pinera, eram 13.33, hora portuguesa. Igual entre iguais, os dois homens num abraço forte, sentido e duradouro. Não se lhe viram familiares antes de se deitar na maca e entrar para o hospital de campanha, ao lado do furo.
Alex Vega, de 31 anos, pai de dois filhos, foi o 10ª a sair do buraco. Ergueu brevemente os polegares, para assinalar o salvamento, antes de abraçar longamente a mulher.
Às 8.53, hora chilena, 12.53 em Portugal Continental, Alex Vega pôs os pés fora da mina. Abraçou a mulher, mostrou a estrela do Chile que marca a camisola que veste e abraçou o ministro chileno das Minas, Laurence Golborne, antes de se deitar na maca para dar entrada no hospital de campanha, adjacente à boca do furo por onde já renasceram 10 mineiros, em menos de 9 horas.
Mário Gomez, de 63 anos, o mais velho do grupo de mineiros soterrados há 69 dias e foi o nono a renascer, menos de oito horas após o início dos trabalhos da "Fénix 2", a cápsula que vai trazer, um a um, os 33 trabalhadores.
Polegares ao alto, como quem diz "está tudo bem", Mario Gomez saiu da cápsula e desfraldou uma bandeira do Chile, aparentemente autografada pelos 33 homens retidos no fundo da mina desde cinco de Agosto. Seguiu-se o abraço, forte e demorado, à mulher.
Antes de seguir a formalidade de entrar no hospital de campanha, entre lágrimas na assistência, Mario Gomez ajoelhou-se e rezou.
Pedido em casamento pela companheira
Claudio Yáñez Lagos, que recebeu uma proposta de casamento da namorada quando estava preso na mina de San Jose, a 700 metros da superficie, foi o oitavo mineiro a ser resgatado.
De 34 anos e nascido em Santiago, Yáñez prometeu à noiva Cristina Núñez que se casariam assim que saísse da mina onde se encontrava encurralado juntamente com outros 32 homens, desde 05 de Agosto.
"Ele sempre quis casar, ela é que não", disse a tia do mineiro que vive há 10 anos com a namorada e de quem tem duas filhas. "Mas agora vai haver uma grande festa", garantiu a tia, enquanto a noiva garantia que o acidente fez com que mudasse de ideias.
Yáñez foi içado da cápsula Fénix 2 às 07:02 (10:02), apenas 40 minutos depois de José Ojeda, o sétimo a ser libertado.
O primeiro saiu tranquilo
Florencio Ávalos, de 31 anos, foi o primeiro mineiro a ser resgatado do fundo da mina, pouco depois da meia-noite, hora do Chile, às 4.14 em Portugal Continental. É o segundo na hierarquia da mina a seguir ao chefe de turno. Foi recebido com aplausos e vivas à chegada, pelos familiares e equipa de resgate.
Ávalos, de 31 anos, tem dois filhos e exercia a função de capataz. À chegada à superfície, foi, depois de um abraço ao filho e à família, levado de imediato para a zona de triagem para efectuar exames médicos.
A bordo da cápsula "Fénix II", o mineiro demorou menos de 20 minutos a fazer a viagem de 622 metros até à superfície.
Florencio Avalos foi recebido também pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera e dezenas de jornalistas. Manteve-se sempre muito sereno, quase distante, revelando uma grande tranquilidade.
No momento deste primeiro resgate, a emoção e a euforia tomou conta das centenas de pessoas que esperaram ao longo de mais de dois meses para verem os seus familiares e amigos serem retirados da mina.
Um a um, são já sete cá fora
Mario Sepúlveda Espinace, o segundo mineiro trazido pela cápsula, chegou à superfície às 5.13, hora portuguesa, uma hora após a saída de Florêncio Ávalos.
Juan Illanes Palma foi o terceiro mineiro a sair do fundo da mina de San José, cerca de 45 minutos após o resgate de Espinace.
Seguiu-se o único imigrante do grupo de mineiros, o boliviano Carlos Mamani, que vai receber a visita do Presidente da Bolívia, Evo Morales, no hospital de Copiapó, adianta o jornal espanhol "El Mundo".
Jimmy Sánchez, de 19 anos, o mais novo no fundo da mina, foi o quinto mineiro a chegar à superfície, às 8.10 horas. Saiu tranquilo e sorridente. Foi recebido pelo pai e pelo ministro das minas do Chile, Laurence Golborne.
Pai de um bebé de três meses, Jimmy quer casar-se com a sua noiva Helen Ávalos, de 17 anos. "A 5 de agosto perdi um filho, mas hoje estou a receber um homem", afirmou o pai, Juan Sánchez.
Ao ser encaminhado para o hospital de campanha montado junto à boca do furo por onde estão a ser retirados os mineiros, Jimmy Sanchez ergueu os dois polegares, sinalizando que está tudo bem.
Osman Araya, 30 anos, casado, foi o sexto homem a chegar à superfície. Eram 09.35 horas. As imagens em directo mostraram um abraço longo e emocionado à mulher, Angélica Ancalipe, seguido de um beijo de saudade.
As operações continuam e espera-se que durem no máximo 48 horas. José Ojeda Vidal, de 45 anos, foi o sétimo homem a sair da mina. Foi ele quem disse às equipas de resgate que os 33 mineiros presos estavam todos vivos. É o primeiro de um grupo cujo estado de saúde inspira mais cuidados.

Fonte: JN

Publicidade:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Férias a bons Preços, faça uma simulação nas empresas abaixo!!! Eu recomendo!!!

PayPal, aproveite é seguro e gratuito, só traz vantagens para negócios on-line... Sign up for PayPal and start accepting credit card payments instantly.