O satélite alemão ROSAT caiu, na madrugada de domingo, no Golfo de Bengala, a noroeste do oceano Índico. A informação foi anunciada pelo Centro Aeroespacial Alemão, sediado em Colónia.
O satélite já tinha entrado na atmosfera terrestre no dia 23, mas até quarta-feira os especialistas alemães não conseguiram precisar o local de queda, que estava prevista para o período entre 21 e 24 de Outubro. Segundo o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), os Estados Unidos é que revelaram aos alemães o dia e a data da queda.
Satélite ROSAT antes de entrar na atmosfera
A poucos momentos da entrada na atmosfera, o DLR descartou a hipótese do ROSAT, de 2,5 toneladas, cair sobre a Europa, África ou Austrália. Os especialistas afirmaram, também, que a probabilidade de que as peças não se desintegrassem e, na queda, causassem danos, eram mínimas.
O ROSAT foi lançado para o espaço em Junho de 1990, na Florida, EUA, com um telescópio de raios-x. O funcionamento do satélite estava previsto para durar 18 meses, mas o aparelho ficou activo quase nove anos, até Fevereiro de 1999, altura em que sofreu uma avaria que o deixou a orbitar, desactivado, por mais 12 anos.
Fonte: JN
Publicidade:
Sem comentários:
Enviar um comentário