Os portugueses vão poder dormir mais uma hora na madrugada de domingo. Os relógios atrasam uma hora quando forem 2 horas em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, passando assim a vigorar o horário de Inverno.
Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 1 hora da madrugada de domingo, passando para a meia-noite, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.
"Toda a atividade anda à volta das horas de sol, sendo por isso que existem os ajustes horários", explicou o professor Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, adiantando que "Portugal não pode ter a mesma hora que a Rússia ou os restantes países da Europa central".
Só da "longitude da Covilhã para o Interior" é que Portugal tem uma aproximação da hora zero, em relação ao meridiano de Greenwich, "o resto do território continental já está no fuso horário menos um", precisou à Agência Lusa o professor.No caso da Madeira "já está no limite do fuso menos um", e as "ilhas dos Açores estão no fuso menos dois", daí a diferença horária existente para o arquipélago mais distante do continente, acrescentou.
"Para termos uma hora de relógio o mais próximo possível da hora de sol, Portugal devia ter a hora menos um, em relação ao meridiano de Greenwich", no caso do continente, reforçou o investigador.No entanto, por "questões políticas, desde o início do século XX e devido às ligações comerciais e culturais com a Europa, Portugal adoptou aproximar a sua hora à hora zero de Greenwich".
Fonte: JN
Publicidade:
Sem comentários:
Enviar um comentário